segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Alguns mais dias: de Parnaíba a São Luís do Maranhão

14 de JANEIRO (quarta):

Saímos de Parnaíba no mesmo horário diurno, da barraca do Seu Nonato. Mais um pneu trocado...mais um sono acumulado, mais uma vontade adiante...

No caminho, a passagem pelo rio Parnaíba, fronteiriço com o Maranhão...a ponte, singela, tampava sutilmente um rio largo e com pequena população ribeirinha...Ali, portanto, a divisa entre os dois estados...do lado de lá, uma nova população se iniciava, com aparência mais pobre nas suas casas e terrenos, estradas esburacadas, sem acostamento e com previsões de sobe-desce, que se confirmaram até a chegada em Tutóia, paradeiro noturno seguinte...

Então, entre uma água e outra, conversamos pouco com as pessoas de beira de estrada, pois havia pouca "beira", tampouco "eira"...afinal, era um trecho de cimento rasgando a mata que trazia novas árvores, mais latifoliadas, fartas, fechadas e úmidas...impressionante o trecho que tivemos de percorrer sem possibilidade de parada. Finalizamos a manhã com 70km de pedalada, pois, não havia onde parar...problema para os que ali sempre transitam, sem acostamento, recuo ou posto de parada...paramos, então, em Canabrava, povoado longinquo dos centros mais populosos...famintos e sedentos, pedimos, em plenas 10h40min, um PF: "manda arroz e feijão pros meninos!" Tivemos de esperar até as 11h30, quando atacamos o rango, dispensamos as bicicletas ao redor do coreto e nos esparramamos, junto ao calor e às moscas, no chão desse círculo...acordando às 15h, partimos...chegamos em Tutoia às 17h. Contatada - como dos poucos conhecidos que teríamos na viagem, Nazaré - militante local e regional nos DH - recebeu-nos e nos conduziu até sua casa, dividida com sua filha graciosa Morgana e sua mãe Domingas, contadora de causos de boa simpatia...ali, criam galinhas e galos e dizem com orgulho que se alimentam dessa carne somente extraída de sua granja: "Não compramos frango de fora, não, só comemos daqui"...

(Rio Parnaíba - divisa PI - MA)

15 de JANEIRO

roupa esfregada e em seca, acordamos cedo pra conhecer a cidade e perguntar sobre horário de partida para Barreirinhas, pelas chamadas "Toyotas", espécie de pau-de-arara mais moderno, com banco, na maior parte das vezes, acolchoados....o único horário: 9h. então, todos frustrados - especialmente Nazaré e Morgana, criança curiosa pela troca que juntos, estabelecíamos naquele dia -, tivemos de ir e não percorremos nada mais que 3 quadras do centro...às pressas, entramos na toyota e seguimos viagem, sem saber que o melhor acesso para os lençóis maranhenses e para o Delta do Parnaíba (Delta das Américas) seria de Tutóia...escala: cidade de Paulino Neves. Chegada, no almoço: Barreirinhas (84km no total)...nesse caminho, encontramos povoados com casas nas areias nômades, criações de porcos escuros (quase pretos), cachorros, e a pergunta: como matam sua sede, morando ao lado das dunas, com rios secos? Além disso, árvores da fruta Murici e um aeroporto pequeno funcionando e outro praticamente pronto...dizem que seria internacional...

ficamos na casa de Marie France, Vale e seus filhos: Luciano (10), Flávio (8) e Sílvio (3)...Vale não estava...Marie, enfermeira obstetra, articulada com E-changer, instituição suiça voltada à cooperação internacional, com seu doce sotaque, acolheu-nos e mostrou a garra de viver com outro olhar de nascença (Suiça), porém, com comum olhar de vivência no interior do Maranhão.

Almoçamos, relaxamos, saímos pela noite na pracinha, com a família...pra esse passeio, demos um acerto nas bicicletas das crianças, que, assim, animaram-se em seguir para o centro...usam tanto as bicicletas que os dois mais velhos vão sós pra escola pedalando...

tomamos, pela primeira vez, o Guaraná Jesus, de cor rosada, com sabor de guaraná, misturado com tuti-fruti...as boas línguas locais dizem que é restrito ao Maranhão, desenvolvido em Pedrinhas, próximo de S. Luis, orgulho regional e resistente às grandes marcas, pois vendia mais que Coca Cola, que, vendo a cena, comprou Jesus (até Ele a Coca compra)...enfim...resolvemos aderir e gostamos da gasosa...

Barreirinhas, que tem inclusive sua Academia de Letras Barreirinhense (ALB), fica na base do rio Preguiças, que assim é chamado ou porque na região havia muitos bicho-preguiças...ou porque seu curso é bastante tortuoso, demonstrando certa preguiça em apresentar sua foz...uma das festas tradicionais é a festa de São Gonçalo, em que as moças solteiras fazem a dança circular e toda a população se mantém na espreita, apreciando, especialmente os rapazes...em seguida, a roda se abre e todos bailam...

(placa em praça de Barreirinhas)

16 DE JANEIRO

Verificada a melhor opção de passeio, resolvemos tomar a Toyota que leva para os início dos Lençois...secos, os lençois apresentavam quase somente dunas enormes, em cuja crista se via quilômetros de areia em toda circunferência que os olhos faziam...adiante, chegamos à Lagoa do Peixe, em que mergulhamos e, de fato, encontramos peixes, mesmo sabendo que a lagoa se forma durante o ano e só com aguá da chuva...

Almoçados, direito à rede...esperamos o horário de saída do busão pra S Luís...sim, sim, decidimos ganhar o trecho de 260km até a capital, para aproveita-la durante o final de semana, e descansar mais um dia...afinal, somos filhos de Jesus, pra sempre...

a diplomacia entre ciclistas e motoristas de onibus de viagem nunca é muito boa, ainda mais quando aqueles chegam pontualmente para encher o bagageiro...ocorreu um atraso natural na saída...3 horas depois: São Luís do Maranhão!

Ariadne nos recebe no início da cidade e seguimos, em comboio, sem carro...ela: advogada do Centro de Defesa Marcos Passerini, sediado na capital...bela e articulada pessoa, perspicaz no seu vocabulário e na concordância verbal, que faz juz à fama de que o sotaque maranhense é o mais apurado do Brasil...banho correndo para ganhar a noite no Reviver, projeto cultural de vivência no centro historico ludovicense...ali, o Tambor de Crioula arrepiava...seguimos para o Roots espaço tradicional do Reggae nativo, na irmandade com a Jamaica...fino e categórico, esguio, fiel à musicalidade e sensualidade caribenha, com novo formato: a maranhensidade regueira.

Ambiente escuro e altamente sonoro...coberto como uma quadra de escola de samba...mais quente que as estradas do sertão cearense...as primeiras cervejas desceram como água do deserto...depois, o cachorro-quente do Souza, tradição da militância aguerrida: "dizer que é do movimento, tem que comer no Souza"...

17 de JANEIRO

Sábado, dia livre, programação intensa, Reviver de dia...lojas para lembrancinhas...almoço num simples restaurante com peixe ao molho...voltas na cidade para digestão: Largo dos Amores (casais de namorados vão para lá, namorar nos bancos)

mirante da Lagoa (da Jansen...Ana Jansen foi das primeiras mulheres com poder patrimonial a determinar a política local, amada e odiada...)

e a Fonte das Pedras: construção abaixo do nivel do chão com um paredão e 3 janelas cerradas com grades e cadeado...há um tunel que termina em outro paredão, centenas de metros adiante, na região onde desembarcavam os franceses para dominar o território no início do sec XVII, para serem derrotados de surpresa, pelos portugueses liderados por Jeronimo de Albuquerque...em 1615, os franceses derrotados...a França Equinocial não iria pra frente...fecharam-se as portas do tunel e disseram que lá moraria uma serpente adormecida que, se acordar, afundará a Ilha Rebelde...assim, alimenta-se a lenda da Serpente, como mais um elemento folclórico...

mais um na parada: grande Chico Lemos, também do Centro de Defesa e professor universitário...não bebe cerveja, só toma caipiroska,cicerone de primeira linha, só cansa quando da alvorada... encontramo-nos no "Clube do Choro Recebe", que convida expressões novas e antigas da musica popular brasileira...chorões começaram pra dizer pra que vieram...surpresas maranhenses...um mestre de cerimônia Ricart, sociologo e estudioso da musica brasileira, disse do programa aos domingos (9h), sobre o choro, na radio universitaria 106.9, também acessada via internet...

Depois, mais reggae!!! mais positividade..."quero botar um...vamos botar um...deixa eu botar um...sentimento no seu coração"...no bar do Nelson esticamos a noite...um tanto cansados, um tanto curiosos por esse reggae que, aqui, se dança sem pular e de casalsinho...belo!

18 DE JANEIRO

Ansiosos pela chegada de Roberta, acordamos e a buscamos no aeroporto...mais uma integrante para o grupo...almoço de caldo de Sururu em destaque...Jesus sempre presente na mesa...

Voltas na cidade...reviver o Reviver...pizza como poucas em São Paulo, nossa terra...mais Reggae, afinal, "deixa eu botar um...sentimento no seu coração"...rumo ao Chama-maré, nome que dão aos mini-caranguejos de uma garra só, que ficam nas pedras na maré baixa, chamando-a para subir novamente...

19 de JANEIRO

Deixamos aquele preparo nas magrelas, na bicicletaria próxima...passada no roteiro...

Conhecida Nelma, tambem do Centro de Defesa, quem nos indicou Nazaré em Tutoia e outros paradeiros pós- São Luís...

Volta e conhecer o Centro de Defesa...

Temos conversado mais ainda sobre o assunto FSM...quanto mais próximos do territorio e do dia, mais gente falando do assunto...coincidência de ritmos e comportamentos...olhares de um melhorando os olhares dos outros...olhares trocando, mesmo que pela tela do computador...olhares enxergando pelos olhos dos outros...

Pensamos em nos aliar a algum movimento ciclista no FSM, portanto, se souberem dessa programação sobres duas rodas, gritem...

Alguns do caminho encontraremos lá...

O Maranhão, estado nordestino mais amazônico, é terra distinta pela sua vegetação, musicalidade, comida e humor do povo...nem mais nem menos gracioso e acolhedor do que os demais estados pelos quais passamos...curiosidade: até agora, em 7 dias maranhenses, estamos sendo recebidos por Mulheres, como anfitriãs: "O Maranhão tem histórias de resistências política com muitas mulheres na liderança", disse Nelma...e, de fato, as mulheres estão liderando a acolhida nesse estado...